Foi aos 14 anos que o estudante de jornalismo e repórter da Rádio Caxias, Bruno Caldart, descobriu que tinha a doença de Crohn, lá em 2005. Conseguiu tratar ao longo dos anos, passando inclusive por cirurgia para retirada de parte do intestino, principal órgão afetado pela doença. No entanto, os remédios já não fazem mais efeito e a doença, que causa perda de peso, anemia, dor, dentre outras complicações, tem se agravado cada vez mais.
Por isso o jovem de 26 anos resolveu fazer uma vaquinha pela internet, a fim de arrecadar os R$ 300 mil necessários para um transplante de células tronco, a ser realizado em São Paulo. As células tronco seriam retiradas dele próprio, tratadas e implantadas novamente. Assim, elas conseguem produzir anticorpos que não atacam mais o intestino.
Em comemoração aos 70 anos de Rádio Caxias, o jornalista e escritor, cronista do Jornal Pioneiro, Marcos Fernando Kirst, lançou um livro com a história da rádio. A renda conseguida através da comercialização da obra será repassada a Bruno, como forma de ajudá-lo em seu tratamento. Dentro de alguns dias a Aceg terá estes livros para quem quiser adquiri-lo também. Até agora a vaquinha de Caldart juntou quase R$ 35 mil, equivalente a pouco mais de 11% do objetivo.
Quer ajudar? Saiba como fazer
Qualquer quantia pode ser doada. As doações são feitas através deste link: https://goo.gl/qDjFha
Também podem ser feitos depósitos em conta na Caixa Econômica Federal, em nome de Roberto Caldart.
Agência: 3112
Conta: 08066-6
Operação: 013
Texto: Otávio Hoffmann
Foto: Diogo Sallaberry / Agência RBS