O Brasil de Pelotas encerrou a série B com uma vitória à base de muita superação, em um 3 a 2 de virada sobre o Criciúma. Ainda que o jogo valesse somente posições a mais na tabela, a torcida Xavante lotou o Bento Freitas
e demonstrou a força do clube do interior. Com 51 pontos, o Brasil fechou a série B em 8º, à frente do Juventude e com melhor desempenho do que em 2016.
O jogo contra o time catarinense também serviu para a despedida de Gustavo Papa e Cirilo. Ambos penduraram as chuteiras e estavam no clube desde 2012. Puderam ver a reestruturação da equipe, até este momento, em que a permanência na série B tem se tornado um obstáculo vencido a cada ano e permitindo sonhar com a série A, quem sabe, daqui a alguns anos.
O Criciúma abriu 2 a 0 no primeiro tempo, com João Henrique, duas vezes. Mas no segundo tempo o jogo virou, literalmente. Promovendo mudanças importantes na equipe, o técnico Clemer viu seu time descontar com Lincom, empatar com Marcinho e virar o jogo com Juninho, aos 44 da etapa final. 3 a 2 e muita comemoração.
O Brasil encerrou o ano com uma vitória que deu esperança e alegria à sua torcida, como deve ser. Agora a direção planeja 2018, para que mais uma boa campanha seja possível.
Texto: Otávio Hoffmann
Fotos: Carlos Insaurriaga e Jonathan Silva / GE Brasil