A Seleção do Rio Grande do Sul é a grande campeã da primeira Copa de Seleções Estaduais Sub-20. No Estádio de Moça Bonita, no Rio de Janeiro, a equipe gaúcha conquistou o título de 2017 na tarde desde domingo (17) diante do time carioca em um duelo emocionante. A partida terminou com empate em 1 a 1 no tempo normal e foi vencida pela garotada sulista nos pênaltis, com 5 a 4 no placar.
Logo aos quatro minutos de bola rolando, Patryck fez grande jogada pela direita e cruzou firme na área. O zagueiro Brener apareceu fechando o ataque quase em cima da linha e só desviou para o fundo da rede. Aos 16, Caprini recebeu ótima enfiada de bola de Gabriel e tocou na saída do goleiro Phelippe para deixar tudo igual. Nos acréscimos do primeiro tempo, aos 47, Capixaba fez grande jogada e passou para Carrera, que bateu torto. Kelvin entrou de carrinho para tentar afastar o perigo e acertou o travessão, quase marcando gol contra. Na etapa final, aos 25 minutos, Caprini teve falta lateral na entrada da área e assustou o goleiro carioca na cobrança, com a bola saindo por cima da meta. Esta foi a grande chance dos 45 minutos finais da decisão.
Como ninguém balançou a rede novamente, o título foi decidido nos pênaltis. A Seleção do Rio de Janeiro abriu a série e Raul pegou a primeira cobrança de Jacozinho. A partir daí, ninguém errou o alvo e, com o arremate final de Silas, os gaúchos ficaram com a taça inédita: 5 a 4 nas penalidades. A equipe gaúcha foi dirigida pelo técnico Arílson, campeão da Libertadores com o Grêmio, em 1995, e atual treinador do Aimoré.
Texto: informações do site futebolgaucho.com.br, canal oficial da Federação Gaúcha de Futebol
Fotos: Lucas Figueiredo / CBF