A Associação dos Cronistas Esportivos Gaúchos (ACEG) manifesta total repúdio com o item da Medida Provisória 905, de 11/11/2019, lançada pelo presidente Jair Bolsonaro, que visa extinguir a necessidade de registro profissional nas Delegacias do Trabalho para os profissionais de jornalismo, publicidade e rádio.
Nós, da ACEG, entendemos que a medida imposta pelo presidente Bolsonaro acaba levando à precarização da nossa categoria de Cronista. Uma categoria sem registro e por consequência sem capacitação, torna-se também uma categoria desvalorizada e sem credibilidade alguma.
Seguiremos buscando nossos direitos e sempre protegendo nossa categoria em todos os âmbitos possíveis, assim como sempre fizemos.
Acreditamos que uma mudança tão drástica quanto essa deva ser submetida a longos debates, não apenas com a população, mas principalmente dentro do Congresso Nacional. Caso contrário, se torna mais uma medida arbitrária e que visa apenas tirar a legitimidade de toda uma categoria que trabalha com busca de informação e clareza de fatos.
A ACEG não vai apenas se curvar e concordar com tamanha violência aos nossos direitos profissionais. Recentemente buscamos e conquistamos vitórias importantíssimas, contrariando imposições por parte da CBF e da CONMEBOL.
Seguiremos buscando apoio de Deputados e Senadores, para junto ao Congresso Nacional revertermos o atual quadro e mostrar ao governo o tamanho de seu erro.
Aproveito para pedir aos colegas que se unam nessa luta, abrindo espaços em suas respectivas emissoras para darmos voz para nosso grito contra a precarização da nossa classe.
Alex Bagé
Presidente