ACEG orienta associados em relação a cobrança de taxas no Futsal

A diretoria da Associação dos Cronistas Esportivos Gaúchos-ACEG, comunica oficialmente seus associados que de forma alguma devem se submeter ao pagamento de quaisquer tipos de taxas e para quem quer que seja, para o exercício profissional.

A secretaria da ACEG vem recebendo denúncias de uma Liga Gaúcha de Futsal, que estaria cobrando uma taxa para fornecer credenciamento para os profissionais de imprensa, interessados em realizar a cobertura dos jogos de futsal no Rio Grande do Sul. A ACEG orienta seus associados que não aceitem esse tipo de exigência, e denuncie oficialmente quem são as pessoas ou entidades que estão agindo de forma ilegal, imoral e desprovida de quaisquer fundamentos.

A ACEG lembra que a prerrogativa constitucional de fornecer credenciais para eventos esportivos é “exclusiva” das associações de cronistas, como determina a Lei nº 9.615, de 24 de março de 1998 – a Lei Pelé. Portanto, nenhuma entidade esportiva tem o direito de realizar quaisquer tipos de cobrança a profissionais de imprensa para cobertura de eventos esportivos.

A ACEG já encaminhou o assunto ao seu departamento jurídico, para as ações necessárias e cabíveis. Reafirma aos seus associados a orientação de que não aceitem aquilo que pode ser considerada uma extorsão, para o livre exercício profissional.

ACEG

Add your Biographical Info and they will appear here.