A Associação dos Cronistas Esportivos Gaúchos (Aceg) junta-se, à Associação dos Cronistas Esportivos do Estado de São Paulo (Aceesp) e à Associação dos Cronistas Esportivos do Brasil (Aceb), no repúdio ao desrespeito e tentativa de censura do técnico do Palmeiras, Abel Ferreira, ao repórter Pedro Spinelli, da Globo Minas, na noite deste domingo (28), em Belo Horizonte.
Abaixo, a íntegra da nota conjunta das entidades, à qual a Aceg endossa:
“A ACEESP (Associação dos Cronistas Esportivos do Estado de São Paulo) e a ACEB (Associação de Cronistas Esportivos do Brasil) repudiam a atitude de desrespeito do técnico Abel Ferreira, do Palmeiras, contra o repórter Pedro Spinelli, da Globo Minas, neste domingo, no estádio do Mineirão.
A gravação estava sendo feita na zona mista do Mineirão, após o jogo Atlético-MG 1 x 1 Palmeiras, em local destinado às entrevistas, quando o treinador tomou o telefone celular das mãos do repórter.
Abel fazia uma abordagem a um dos integrantes da equipe de arbitragem, quando percebeu a filmagem do repórter. Depois o treinador ficou ainda mais irritado ao perceber que a reportagem da Rádio Itatiaia havia flagrado o seu gesto.
O treinador foi retirado do local por seguranças do Palmeiras.
A ACEESP e a ACEB repudiam qualquer ato contra a liberdade de imprensa e se solidarizam ao repórter Pedro Spinelli.
Depois, em entrevista coletiva, Abel Ferreira se posicionou sobre o episódio e se desculpou pelo seu ato. Confira:
“Fazer um esclarecimento, uma vez que todo mundo aqui gosta de transformar um copo d’água em uma tempestade. Passou-se aqui uma discussão, uma confusão ali no túnel, entre nosso diretor esportivo e um dos assistentes da arbitragem. E tinham ali, não sei se repórteres ou quem eram, a filmarem tudo. Eu peço desculpas se me excedi. São coisas do futebol, isso é muito nosso, mas infelizmente hoje todos têm câmeras. Peço desculpas se me excedi. Há coisas que a imprensa não tem que saber. Mas antes que vire uma tempestade, são coisas que se passam, então essa introdução, o meu esclarecimento para que não vire uma tempestade”.
A DIRETORIA DA ACEESP
A DIRETORIA DA ACEB”.