Com cabeça nas semifinais da Copa do Brasil, Grêmio e Botafogo enfrentaram-se no Estádio Nilton Santos, no Rio de Janeiro, na abertura do returno do Brasileirão. O placar foi aberto logo de início, pelo Botafogo. O 1 a 0 seguiu até o final. Com a derrota, o Grêmio parou nos 39 pontos, na vice-liderança do Brasileirão.
O Botafogo começou o jogo sufocando o Grêmio, forçando o erro de passe, principalmente dos volantes Jaílson e Kaio. Num desses erros, o Fogão retomou a posse de bola, trocou passes rápidos que deixaram a marcação parada. Com isso, Brenner serviu Leandro que, na ponta da pequena área, bateu na saída de Paulo Victor para marcar.
O técnico Renato Portaluppi usou o jogo para testar garotos da base, como Patrick e Dionatã. Mesmo com o esforço de Everton e Fernandinho, que são mais utilizados no time principal, o Tricolor não conseguiu alterar o placar. O Grêmio ainda desperdiçou um pênalti, no fim do primeiro tempo, com Marcelo Oliveira.
O próximo compromisso do time é pela semifinal da Copa do Brasil, quarta-feira, na Arena, contra o Cruzeiro. O jogo é às 21h45. Pelo Brasileirão, o Grêmio volta a campo às 11h de domingo, frente ao Atlético-PR.
Texto: Otávio Hoffmann
Fotos: Vitor Silva / SSPress/Botafogo; André Fabiano / Estadão Conteúdo