Antes da pausa nos campeonatos nacionais para os jogos da Seleção Brasileira pelas Eliminatórias da Copa, os times gaúchos entraram em campo pela 22ª rodada da série B. O Brasil, de Pelotas, abriu a rodada vencendo o Goiás, de virada, na terça-feira. Na sexta foi a vez de o Internacional vencer, também em casa. O colorado derrotou o Paysandu por 3 a 2 e assumiu a liderança da competição. Já o Juventude, jogando fora de casa, perdeu para o Paraná pelo placar de 2 a 0 e terminou a rodada em 6º lugar.
Brasil vence e se distancia da Zona de Rebaixamento
O Brasil até saiu perdendo para o Goiás, quando Carlos Eduardo bateu no cantinho de Marcelo Pitol, colocando os visitantes em vantagem. Ainda no primeiro tempo veio a reação rubro-negra. Éder Sciola bateu escanteio, no bate-rebate Marcinho colocou para dentro. 1 a 1. Na segunda etapa o Brasil veio focado em virar o placar. Em novo escanteio de Éder Sciola, o Brasil ganhou da zaga até que a bola sobrou para Rafinha marcar. 2 a 1. O Goiás tentou pressionar, mas sem sucesso. Com esta vitória, o Brasil encerrou a rodada em 12º, com 30 pontos.
A série B tem novo líder: o Internacional
O Internacional confirmou a ótima fase que vive. Na sexta-feira, em noite inspirada de D’Alessandro, Damião e companhia, o colorado bateu o Paysandu por 3 a 2 e assumiu a ponta da tabela, com 42 pontos. O jogo parecia que seria tranquilo, quando D’Alessandro lançou Damião nas costas da zaga, o centroavante dominou e tocou por cobertura. 1 a 0 aos 10 minutos de jogo. Pouco depois, no entanto, Ayrton cobrou falta, Diego Ivo cabeceou, Danilo Fernandes bateu roupa e a bola sobrou para Bérgson marcar. 1 a 1. Mas a dupla D’Alessandro e Damião estava inspirada. Ainda no primeiro tempo, Lombardi afastou mal, a bola caiu nos pés do camisa 10 colorado, que serviu Damião, que bateu de primeira e deixou o Inter em vantagem para a segunda etapa.
Pelos dois gols marcados na partida, Leandro Damião foi eleito o Craque do Jogo ACEG / Rema Arte Esporte, e recebeu o troféu das mãos do cronista esportivo Cadu Oliveira.
O segundo tempo reservava um jogo movimentado, tal qual a primeira etapa. Para deixar a torcida mais tranquila, o zagueiro Klaus tratou de marcar o terceiro, após escanteio batido por D’Alessandro. No fim do jogo, Welinton ainda descontou e deu números finais à partida. 3 a 2.
Juventude volta do Paraná derrotado
O Juventude foi a Curitiba enfrentar o Paraná, na busca de pelo menos um ponto que lhe deixasse mais próximo do G-4. Mas não conseguiu. O jogo até que foi equilibrado, com o primeiro tempo terminando em 0 a 0. Na segunda etapa, no entanto, o time da casa encontrou o caminho da vitória. Primeiro com Alemão, aos 14 minutos, de cabeça. Ao final do jogo, o Paraná aproveitou-se de conta-ataque para matar o jogo, com Vitor Feijão. Fim de papo, 2 a 0.
Descanso antes do próximo compromisso
Os times voltam a campo, pela série B, somente na próxima semana. O Brasil joga no dia 6 de setembro, na Arena Pernambuco, contra o Náutico. Juventude e Inter se enfrentam no dia 9, às 16h30, no Alfredo Jaconi. Antes disso, porém, o colorado tem compromisso pela Primeira Liga, nesta quarta-feira, no Beira Rio, onde enfrenta o Atlético Mineiro. O jogo está marcado para às 19h30.
Texto: Otávio Hoffmann
Fotos: Arthur Dallegrave / EC Juventude; Ricardo Duarte / SC Internacional; Jonathan Silva / GE Brasil