O Grêmio vivia momento de pequena turbulência. Vinha de uma eliminação na semifinal da Copa do Brasil e da saída de jogadores como Bolaños e Lincol, que não vinham atuando, e também de Pedro Rocha, titular absoluto no time de Renato Portaluppi. Prestes a encarar o Botafogo, pelas quartas de final da Libertadores, o tricolor precisava reencontrar seu melhor futebol, independente dos desfalques – Luan e Barrios estão representando suas seleções. E conseguiu. Sábado, na Arena, aplicou 5 a 0 no Sport e diminuiu para sete pontos a diferença para o líder Corinthians.
O Grêmio começou o jogo com mais volume de jogo, mas pouca efetividade. Até que, aos 19 minutos da primeira etapa, Fernandinho sofreu falta a um passo da grande área, frontal. Alguns até poderiam dizer que, daquela distância, o ideal é jeito. Mas o lateral Edilson discordou e soltou um petardo a 116 km/h para abrir o placar. Aos 34, Edilson fez linda jogada na linha de fundo, invadiu a área e rolou para Everton marcar. 2 a 0.
Pela atuação consistente e protagonismo nos gols que abriram a goleada, Edilson foi escolhido o Craque do Jogo Aceg / Rema Arte Esporte, e recebeu o troféu das mãos do repórter da Rádio Independente, Wallace de Souza.
No segundo tempo o jogo seguiu inalterado, com o Grêmio em cima e o Sport, de Vanderlei Luxemburgo, sem esboçar reação. Aos 21 minutos, Fernandinho marcou o 3º, de pênalti. Logo na sequência, mais um de Fernandinho, dessa vez um golaço. O tricolor trocou passes por cerca de um minuto, de pé em pé, até que Ramiro recebeu lançamento e, de cabeça, tocou para Fernandinho, que completou também de cabeça e fez o 4 a 0. A partir disso Renato promoveu a entrada dos garotos Patrick e Dionathã. E foi o próprio Dionathã quem selou a goleada. Após receber passe de Fernandinho, na entrada da área, o garoto dominou e bateu forte, rasteiro, no canto de Magrão. Final de jogo, 5 a 0.
Semana de descanso
Agora o Grêmio só volta a campo no sábado, dia 9, contra o Vasco, em São Januário. O jogo está marcado para às 16h. Na tabela, o tricolor é vice-líder, com 43 pontos, sete a menos que o líder Corinthians e cinco à frente do terceiro colocado, o Santos.
Texto: Otávio Hoffmann
Foto: Lucas Uebel / Grêmio FBPA