Na última rodada do primeiro turno da série B, todos os gaúchos venceram. Na sexta-feira, o Juventude bateu o Santa Cruz por 2 a 1, no Alfredo Jaconi. Mesmo resultado da vitória do Xavante sobre o Criciúma, em Santa Catarina. Já o Inter venceu o Guarani por 2 a 0, também fora de casa, e assumiu a vice-liderança da competição.
Juventude volta a vencer e está no G-4 novamente
O Juventude vinha de uma série de maus resultados na série B, inclusive deixando o G-4 da competição. Mas uma vitória bastou para o Ju retomar seu lugar na zona de classificação à série A de 2018. Contra o Santa Cruz, o time de Gilmas Dal Pozzo demonstrou vontade e qualidade para bater os pernambucanos.
Os gols da partida só saíram na segunda etapa, e vieram dos pés do artilheiro do Juventude, Tiago Marques. O primeiro aos 17 minutos, de pênalti. O segundo dez minutos depois, após receber de Felipe Lima. Aos 36, Julio Sheik ainda descontou, mas o Juventude já tinha a vitória em mãos. Com os três pontos conquistados, o Ju terminou o turno em 4ª lugar, com 31 pontos.
Internacional emenda terceira vitória consecutiva
O Internacional parece ter encontrado a efetividade esperada ao longo da série B. Contra o Guarani, no Brinco de Ouro, aplicou 2 a 0 e encerrou o turno na vice-liderança, com 33 pontos, três atrás do líder América-MG. O resultado foi construído na base da coletividade. Nos primeiros minutos, o Guarani procurou o gol, mas nas escapadas de Pottker e Sasha, pelos lados, o Inter também levada perigo ao gol adversário.
O primeiro gol veio justamente dessa parceria. Pottker cruzou para a área, onde estava Eduardo Sasha. Ele dominou e soltou o pé para vencer o goleiro. 1 a 0. O Inter controlava o jogo e, quando conseguia passar pela defesa colorada, o Guarani parava em Danilo Fernandes. Aos 34 do segundo tempo, o colorado selou a vitória. Nico López, que entrou no lugar de Leandro Damião, recebeu de Winck, devolveu ao lateral colorado que, da entrada da área, marcou o 2 a 0, fechando o placar.
Brasil vence fora de casa e ganha fôlego
O Brasil foi a Criciúma pegar os donos da casa. O time de Clemer teve muita garra e demonstrou querer sair da situação desconfortável em que se encontra na série B, rondando a zona de rebaixamento. O jogo foi bastante disputado, mas prevaleceu a qualidade do time gaúcho.
Aos 31 minutos, Lincom bateu para grande defesa do goleiro Luiz, que deu rebote e o próprio Lincom marcou. 1 a 0. Aos 9 do segundo tempo Marcinho serviu Éder Sciola que bateu forte e rasteiro para decretar a vitória. Aos 23 minutos Teco ainda cabeceou contra a própria meta, mas o jogo seguiu assim até o final. Vitória do Xavante por 2 a 1 e 13ª lugar na tabela, com 24 pontos.
Próximos jogos
O Juventude volta a campo já nesta terça-feira, na abertura do returno. O time gaúcho vai a Lucas do Rio Verde, no Mato Grosso, enfrentar o Luverdense, às 21h30. Já o Brasil recebe o Guarani, no Bento Freitas, às 19h15 de sexta-feira. Também em casa, o Internacional joga contra o Londrina, no Beira Rio, sábado, às 16h30.
Fotos: Arthur Dallegrave / EC Juventude; Carlos Insaurriaga / GE Brasil; Ricardo Duarte / SC Internacional