Grêmio e Cruzeiro enfrentaram-se pela semifinal da Copa do Brasil nesta quarta-feira à noite, na Arena. Mais de 45 mil torcedores fizeram uma linda festa e empurraram o time para a vitória. O jogo foi difícil, as duas equipes se estudando durante os 90 minutos. A decisão ficou para o jogo da volta, em Minas Gerais, mas o Grêmio leva a vantagem. O 1 a 0 foi marcado por Lucas Barrios, no fim do primeiro tempo, e dá tranquilidade à equipe de Renato Portaluppi para a próxima semana.
O Cruzeiro até que tentava sair para o ataque no primeiro tempo, mas o Grêmio não permitiu. O tricolor gaúcho sufocou os mineiros a ponto de o goleiro Fábio ter recebido muitas bolas recuadas, a fim de tentar recomeçar o jogo. O goleiro do Cruzeiro foi responsável por pelo menos duas grandes defesas, mantendo o placar em 0 a 0. Até que nos minutos finais da primeira etapa Marcelo Grohe saiu jogando com Michel, que carregou a bola e lançou Pedro Rocha, às costas da marcação. O atacante tocou de primeira para Luan, que dentro da área bateu de primeira, para boa defesa de Fábio. No entanto, o goleiro rebateu e a bola sobrou limpa para Lucas Barrios marcar seu 5º gol nesta Copa do Brasil.
Pelo gol importantíssimo para que o Grêmio alcance seus objetivos na temporada, o autor do gol gremista, Lucas Barrios, foi quem recebeu o troféu Craque do Jogo Aceg / Rema Arte Esporte, das mãos do repórter da rádio Progresso Ijuí, Alex Frantz.
No segundo tempo o Grêmio cedeu mais campo ao Cruzeiro, mas só foi levar algum susto no fim do jogo, quando Raniel invadiu a área e obrigou Marcelo Grohe a sair do gol e intervir. Foi também na segunda etapa que o zagueiro Pedro Geromel saiu com lesão muscular e está fora do jogo da volta, na quarta que vem. Seu substituto provavelmente seja Bressan.
Antes deste confronto, no entanto, o Grêmio recebe o Atlético Paranaense, às 11h, domingo, com time alternativo, preservando os titulares para o próximo jogo da semifinal da Copa do Brasil.
Texto: Otávio Hoffmann
Foto: Lucas Uebel / Grêmio FBPA