Rádio Galera: uma rádio que não é brincadeira

A Rádio Galera completou seis anos de fundação neste semestre, com proposta diferenciada e ambiciosa. Lançada desde sempre como uma rádio web, seu objetivo é representar o futuro, agora. Recentemente, fora alvo de artigo científico, produzido pelo jornalista Ciro Götz e publicado na revista digital Rádio-Leituras. O artigo compara a Galera com a rádio Grenal, falando sobre a quantidade de coberturas in loco, dentre outras coisas. Saindo do campo da comparação, seus gestores tem muitos planos e prometem evoluir ainda mais.

Uma rádio que surgiu pensando em destacar o futebol de base, acabou crescendo rapidamente e hoje, além de campeonatos das categorias de base da dupla Grenal, também transmite jogos do profissional, em casa e, sempre que possível, fora também. Este crescimento instantâneo surpreendeu inclusive o fundador e diretor da rádio, Rodrigo Aliardi. “Não dá para imaginar que estaríamos dividindo microfone nas coletivas com grandes feras da crônica esportiva, no Maracanã, por exemplo. Houve certa resistência no início, tinha gente contra, mas isso ficou lá atrás. Respeitamos todos e queremos fazer nosso trabalho”.

Na busca por destaque frente às grandes rádios, a Galera hoje conseguiu se equipar melhor, profissionalmente e tecnicamente também, pois os equipamentos não são baratos e é preciso muita cooperação de todos. Cooperação é uma das palavras-chave para que eles consigam crescer. Todo mundo coopera. O dinheiro que entra é reinvestido e quem comercializa anúncios, leva comissão.

Para o futuro, há muitos objetivos. Mas, como diz o próprio Aliardi, “o futuro é hoje”, o planejamento já está feito, ao menos para os próximos cinco anos. “Queremos ampliar as coberturas in loco fora de casa. Porque jornalismo de verdade se faz assim, na hora, no local. Também pretendemos ampliar a cobertura com notícias produzidas aqui, algo que ainda não conseguimos”. O que eles já conseguiram foi se tornar a rádio com o maior número de transmissões de jogos de futebol no país, como descreve Götz em seu artigo. (Leia o artigo em https://goo.gl/9bSHsr).

Agora é seguir trabalhando e buscando ainda mais espaço. Porque se rádio Web é o futuro, ele já está acontecendo.

Onde ouvir a Rádio Galera

A Rádio Galera pode ser ouvida no http://galeradaweb.com/ e também via aplicativo para smartphone, disponível na Google Play e Apple Store.

Texto: Otávio Hoffmann

Fotos: Arquivo Rádio Galera / Rafael Passos.

ACEG

Add your Biographical Info and they will appear here.