Em um típico clássico gaúcho, quem se deu melhor foi o time de Pelotas, que venceu por 1 a 0 e vai se aproximando de vez da permanência na série B, o grande objetivo do ano. Em campo, duas equipes aguerridas fizeram uma partida disputada durante os 90 minutos.
O jogo foi truncado desde o início, com poucas chances para ambos. Matheus Cavichioli salvou o Ju em falta cobrada por Itaqui. O Juventude teve uma chance ainda mais clara no primeiro tempo, quando Yago finalizou tirando do goleiro Marcelo Pitol, mas a zaga do Brasil tirou em cima da linha.
O panorama da partida seguiu inalterado na segunda etapa. Empurrado pela torcida, o Brasil conseguiu se aproveitar da bola aérea para marcar o gol, quando tudo se encaminhava para um empate em 0 a 0. Itaqui cobrou falta em direção a área e o centroavante Lincom apareceu livre para mandar às redes. 1 a 0.
Com a rodada finalizando somente no fim de semana, o Brasil chegou aos 37 pontos e está em 9º no momento. O Juventude segue em 6º, com 45 pontos. Na próxima segunda, o Xavante enfrenta o Internacional, às 20h, no Beira Rio. Já o Juventude pega o Londrina, no dia 13, no Alfredo Jaconi.
Texto: Otávio Hoffmann
Fotos: Carlos Insaurriaga e Jonathan Silva / GE Brasil