Caravana reúne profissionais e acadêmicos de jornalismo em Pelotas

A Caravana da Aceg, um projeto iniciado em 2016, com o objetivo de estreitar o relacionamento entre a direção da ACEG e seus associados no interior, foi mais um evento coroado de sucesso, pela participação de profissionais de rádio, televisão e jornais da zona sul do estado.

O evento foi realizado na UFPEL – Universidade Federal de Pelotas, que em dois dias tratou de temas como “O mercado de trabalho e as dificuldades a serem enfrentadas pelos cronistas esportivos”, mas também analisando a evolução das mídias impressa e digitais. Na abertura do encontro, o presidente da Aceg – Edgar Vaz, fez um relato das atividades desenvolvidas pela entidade nos últimos anos, suas dificuldades, ações positivas e desafios a serem vencidos nos próximos anos, e agradeceu ao apoio da UFPEL, na pessoa do Prof. Ricardo Fiegenbaum, que criou o projeto de rádio que incentiva o surgimento de novos talentos para o jornalismo esportivo a partir dos bancos escolas, e que foi decisivo para a realização do evento em Pelotas.

Na sexta-feira (20), participaram da mesa os associados Sergio Cabral, Telmo Freitas, e o coordenador do projeto de rádio esportivo da UFPEL Lorran Espinosa Dolácio, que apresentou o trabalho que vem sendo desenvolvido junto aos acadêmicos de jornalismo, que alia a teoria da sala de aula, com a prática em estúdio e nos estádios de futebol em dias de jogos.

Na segunda parte, sob o tema “O papel do cronista esportivo na atualidade”. Participaram os cronistas Paulo Nogueira, André Muller e Caldenei Gomes.  Nos dois painéis, os profissionais, de importante atuação na crônica esportiva pelotense, discorreram sob as experiências vividas ao longo do tempo, dificuldades superadas e princípios que devem nortear a atuação profissional no jornalismo esportivo. A dedicação e a história construída ao longo dos anos de atuação na imprensa de Pelotas, rendeu o Troféu Destaque Aceg 2017 aos associados Telmo Freitas, Caldenei Gomes, Sergio Cabral, Claudio Silva e Fernando Monassa.

No sábado, o tema proposto foi “Os desafios de atuar como repórter esportivo”, com a participação dos associados Italgani Almeida e Marco Sperotto Jr, representando a imprensa de Camaquã, além do narrador Claudio Silva e o repórter Fernando Monassa, representaram os profissionais de Pelotas. Foram muitas experiências vividas, e histórias relembradas, com momentos de descontração. Ao retornar ao Rio Grande do Sul, o repórter Marco Sperotto Jr, com passagens pela TV COM, RBS TV, Sportv e TV Record, relatou passagens de sua carreira e seu novo desafio em sua página vibe, identificando-se como torcedor-repórter do Grêmio.

Nos dois dias, foi importante a participação de cerca de 30 estudantes de jornalismo da UFPEL, que mostraram interesse pelos temas apresentados, com perguntas e esclarecimentos sobre a profissão.
Ao final, foi redigida a Carta de Pelotas, contando com reivindicações dos associados da Aceg, suas dificuldades e expectativas para o futuro, cujo conteúdo será somado ao relatório geral da Caravana da Aceg, que já conta com posicionamentos recolhidos em eventos realizados em Santa Maria e Hovo Hamburgo.

A diretoria da Aceg agradece à UFPEL pela parceria para a realização da Caravana da Aceg. A Caravana contou ainda com o apoio do Sindirádio, Federação Gaúcha de Futebol e Banrisul.

ACEG

Add your Biographical Info and they will appear here.