Cronistas do Brasil se reúnem em Congresso da Aceb, em São Paulo

A Associação de Cronistas Esportivos do Brasil reuniu, em São Paulo, representantes de associações filiadas e convidados para analisar temas de interesse da categoria e para eleger a diretoria para biênio 2018-2019. O evento tem como sede a Associação dos Cronistas Esportivos do Estado de São Paulo e contou com uma programação diversificada, com painéis interessantes.

A abertura solene ocorreu na noite de quinta-feira (7) no Salão de Eventos do Feller Hotel. Na sexta-feira aconteceram dois painéis com o tema: A Seleção Brasileira e a Copa do Mundo 2018, com as participações do comentarista Mauricio Noriega do SportTV, Marluci Martins do jornal Extra-RJ, Flavio Prado da TV Gazeta, Wanderley Nogueira da Radio Jovem Pan, com a coordenação do presidente da Aceb, Eraldo Leite e do presidente da Aceesp, Erick Castelhero. No segundo painel o tema foi Árbitro de vídeo no futebol, com a participação do ex-árbitro Sálvio Spínola que esclareceu os pontos principais do sistema e confirmando que a FIFA irá anunciar na próxima terça-feira a utilização do sistema na Copa do Mundo da Rússia.

O terceiro painel tratou de um assunto que surgiu a partir da evolução das redes sociais: As ameaças, perseguições e desacato a cronistas esportivos por defenderem, divulgarem e emitirem opiniões em redes sociais como Twitter, blogs, YouTube, sites e Facebook, ferramentas que servem como item de relação com o público em geral, mas que passaram a gerar agressões aos profissionais. Como convidado esteve presente o promotor de justiça Paulo Marco Ferreira Lima, coordenador do Núcleo de Combate ao Crime Cibernético do Ministério Público de São Paulo. Lima revelou os caminhos que devem ser adotados pelos profissionais de imprensa no exercício profissional, e empresas, quando alvos de ações por pessoas ou grupos.

O último painel versou sobre as nomas de credenciamento estabelecidas pela CBF através do protocolo de imprensa implantado em 2015. Estiveram presentes o diretor de comunicação da CBF Douglas Lunardi, o diretor de comunicação da Federação Paulista de Futebol Bernardo Itri, que destacaram os procedimentos que estão sendo praticados sob alegação de organizar a atuação dos profissionais de imprensa.

O presidente da Aceg, Edgar Vaz, pediu espaço para contestar algumas normas que vieram em prejuízo aos profissionais de imprensa, chegando em alguns momentos a cercear o exercício profissional e o descumprimento da prerrogativa constitucional dada às associações de cronistas de realizar o credenciamento. O presidente da Aceg denunciou que um dos repórteres associado à entidade, Jairo Kuba, ficou exposto à ridicularização ao não ter um jaleco proporcional ao seu porte físico e mais, tendo por várias vezes o credenciamento negado após prestar depoimento à justiça no processo que a Aceg moveu contra a CBF.

Outro assunto tratado foi o impedimento dos profissionais de imprensa de rádio em realizar entrevistas no intervalo das partidas. O representante da CBF revelou que a situação poderá ser melhor analisada.

O Congresso da Aceb encerra neste sábado pela manhã quando ocorrerá a eleição da nova diretoria para 2018-2019.

ACEG

Add your Biographical Info and they will appear here.