Proposta pelo vereador de Porto Alegre e ex-presidente da Aceg, João Bosco Vaz, ocorreu na tarde de ontem, na Câmara de Vereadores da capital, reunião sobre os confrontos entre torcedores de Grêmio e Internacional nos últimos clássicos Grenais, e também sobre o clássico de hoje à noite. A reunião contou com outros membros da Comissão de Defesa do Consumidor e Segurança Urbana (Cedeconth), diretores dos clubes, representantes da Polícia Militar e do presidente da Aceg, Alex Bagé.
Para o hoje desta noite a Brigada vai dispor de um efetivo de 650 homens, sendo 250 do Batalhão de Operações Especiais, 40 cavalarianos e mais helicóptero. Diversos registros de torcedores combinando confrontos foram captados pela inteligência da Brigada Militar. Por isso a preocupação.
Em comum, todos tiveram a opinião de que é necessário haver mais controle sobre quem frequenta os estádios, punição severa e mais paz tanto nos estádios quanto nos arredores. O presidente Alex Bagé cobrou dos clubes mais ação contra os baderneiros. “Os rostos são conhecidos. Postam no Facebook os vídeos da baderna, informou. Conforme Bagé, as brigas de torcidas estão cada vez mais violentas com arremesso de pedaços de concreto. “Isto é tentativa de homicídio. As diretorias dos clubes sabem quem são”, reforçou.
Texto: Otávio Hoffmann, com informações da assessoria de imprensa da Câmara
Foto: Luiza Dorneles