A história de Djalma Beyer narra a trajetória do professor, advogado e político
O radialista e jornalista Márcio Beyer lança no dia 28 de julho em Porto Alegre o livro A história de Djalma Beyer: Do
Bom Fim ao Alegrete – Um exemplo de cidadania. A obra biográfica retrata a vida de seu pai. O evento ocorre no Botequim da Alcides, rua Alcides Cruz, 13, a partir das 17h30min.
O livro de 200 páginas, publicação da Versus Editora, destaca a vida do bancário, advogado, professor e político Djalma Beyer desde o nascimento em 1927 até sua morte em 2013. O autor, de forma límpida e precisa, vai expondo a carreira, fatos pessoais e familiares de seu pai junto a acontecimentos históricos ocorridos no Rio Grande do Sul, Brasil e mundo. Desta forma vemos passar pelas páginas situações marcantes como a passagem do Zeppelin por Porto Alegre, a grande enchente de 1941 na Capital gaúcha, o trauma da derrota brasileira na Copa de 50, o
suicídio do presidente Getúlio Vargas, a ditadura militar.
Márcio Beyer escreve de forma emotiva e emocionante sua relação com o pai, trazendo ao leitor grandes tratados humanos de sensibilidade expostos especialmente nas cartas que trocaram entre si até os anos 1990. O livro apresenta o cidadão, ser humano Djalma Beyer em seus desejos, gostos, atitudes, sua paixão pela família, também pelo seu clube do coração, o Sport Club Internacional, sua religiosidade e preocupações sociais. Djalma teve sua trajetória política marcada na década de 1970 como vereador em Alegrete, cidade em que morou por mais de 40 anos.
A história de Djalma Beyer, mais do que uma biografia sobre o cidadão que conduziu sua vida primando pela ética e
sensibilidade, traz ao leitor um belo relato de humanidade, do companheirismo entre pai e filho que vem se perdendo nos tempos atuais.
Sobre o autor:
Márcio Beyer nasceu na cidade de Alegrete (RS), em maio de 1964 e reside em Porto Alegre desde 1982. Radialista e jornalista, começou a trabalhar em comunicação na Rádio Princesa de Porto Alegre, depois passou pela Fundação Piratini (TVE-FM Cultura), TV Guaíba, TV Record, Rádio Guaíba, onde foi produtor-executivo e coordenador de esportes, e jornal Zero Hora. Filho de Djalma Beyer e Carmem Marisa, é o mais velho entre quatro irmãos.
Na década de 1990, foi membro da diretoria do Sindicato dos Radialistas do Rio Grande do Sul, tendo ocupado o cargo de secretário-geral e assumido, por diversas vezes, a presidência da entidade interinamente. Na Associação dos Cronistas Esportivos Gaúchos (Aceg), foi diretor e posteriormente funcionário. Entre 2006 e 2007 foi proprietário do bar “Beco das Garrafas”, em sociedade com o amigo de infância Lauro Dornelles. Em 2008 foi indicado, em parceria
com Rodrigo Koch e Rodrigo Ramos, entre os finalistas do prêmio ARI de Jornalismo, categoria reportagem esportiva, por “35 anos da morte de Pedro Carneiro Pereira”, veiculada na Rádio Guaíba.
Lançamento do livro
“A história de Djalma Beyer • Do Bom
Fim ao Alegrete • Um exemplo de cidadania
Dia 28 de julho de 2018 – sábado
A partir das 17h30min
No Botequim da Alcides
Rua Alcides Cruz, 13
Bairro Santa Cecília – Porto Alegre (RS)
Venha prestigiar este momento de concretização de um projeto, valorização da memória, literatura, família, amizade e encontro. Tudo isso ambientado com música, exposição, carreteiro e caldinho de feijão.
Contatos do autor:
WhatsApp: (51) 98477-9102 ou 99979-9102
E-mail: beyerlivros@gmail.com ou marciobeyer99@gmail.com
Facebook: Márcio Beyer
Twitter: @MarcioBeyer
Instagram: marciobeyer1964