No dia 25 de setembro de 1945, era fundada na sede da então Federação Rio Grandense de Futebol, a Associação dos Cronistas Esportivos de Porto Alegre, com o objetivo de reunir todos aqueles que escreviam sobre esportes nos jornais da capital do Rio Grande do Sul. Fundada por Luiz Miranda, Luiz Palhares de Mello, José Domingos Varella, Édison Pires, Xisto Vasques, Hugo Schmidt, Acélio Daudt, José Gomes de Oliveira, Amilcar Silveira, Amaro Júnior, Aparício Viana e Silva e Ruy Vergara Correa, elegeram Cid Pinheiro Cabral como primeiro presidente da ACEPA.
A entidade sempre esteve envolvida nos principais eventos esportivos da cidade e, no dia 18 de dezembro de 1963, o Diário Oficial do Estado publicava o Decreto-lei n. 2651, do Poder Legislativo do Município de Porto Alegre, sancionado pelo Prefeito José Loureiro da Silva, o qual declarou de Utilidade Pública a Associação. Quinze anos mais tarde, em 1978, por exigência da recém-criada Associação Brasileira dos Cronistas Esportivos (ABRACE) houve a mudança do nome, de ACEPA para a denominação que é conhecida hoje: Associação dos Cronistas Esportivos Gaúchos. A mudança de nomenclatura aconteceu porque naquela época existiam várias associações similares à ACEG pelo interior do Estado, como em Rio Grande, Pelotas e Santa Maria, por exemplo. Por essa razão a ABRACE exigiu que o Rio Grande do Sul criasse uma entidade de abrangência estadual, para representá-lo nacionalmente. Por toda sua história a ACEG tomou parte em vários movimentos relacionados ao esporte, em âmbito estadual e nacional. Exemplos desse envolvimento são as atuações direta e decisiva nas fundações da Associação dos Jogadores de Futebol Profissional do RS e da
Associação dos Treinadores de Futebol Profissional do RS. Também fez parte do movimento que levou, em 1971, o presidente da então Confederação Brasileira de Desportos, hoje CBF, João Havelange, a substituir o torneio Rio-São Paulo pelo Campeonato Brasileiro, para que as equipes do Rio Grande do Sul, e de outros estados, pudessem disputar grandes campeonatos também. A ACEG registra entre seus associados ativos e licenciados, Governadores, Secretários de Estado, Deputados Estaduais, Federais e Ministros. Em nosso quadro constam ainda alguns dos mais conceituados jornalistas e radialistas que sempre se dedicaram à crônica esportiva, e se tornaram nacionalmente conhecidos, dando notoriedade e conceito à entidade.
Ao completar 70 anos, a Associação dos Cronistas Esportivos Gaúchos mostra que não é apenas história. Com mais de dois mil associados atuantes, a entidade se renova a cada dia, modernizando o modo de atuação e preparando o futuro da crônica esportiva do nosso Estado. Desde a sua fundação, graças ao esforço de seus associados, a ACEG conquistou sua sede própria. Lá, o associado conta com estrutura para fazer reuniões, trabalhar ou só tomar um café.
Presidentes da Associação dos Cronistas Esportivos Gaúchos (ACEG) Cid Pinheiro Cabral, Luís Palhares de Mello, Paulo Pedro Sartori, Rui Vergara Corrêa, Leonel Silveira, Manoel Fernandes Dias, Amaro Júnior, Aparício Viana e Silva Jorge Marimon Mendes, Jair Cunha Filho, Fernando Antônio Lemos Goulart, José Emanuel Gomes de Mattos, João Bosco Granatto Vaz, Marco Antônio Schuster, Carlos Alberto Maya Fruet, João Wianey Carlet, Jose Enedir Francisco, José Carlos de Oliveira Torves, João Antônio Lopes Garcia, José Odroaldo Medeiros Pinheiro, Marco Antônio Pereira da Silva, Haroldo Mendes dos Santos, Carlos Edgar Fontoura Vaz, Associados Beneméritos – Homenageados Arquimedes Fortini Balbino, Ermida Tulio de Rose, Cícero Soares, José Domingos Varella.